O quanto do personagem Harry Potter é devido aos textos de J.K.Rowling e o quanto você atribuiu de suas ideias?
A maioria das coisas que você precisa saber sobre Harry Potter está nos livros. Seria presunçoso da minha parte adicionar coisas que não estivessem nos livros. J.K.Rowling não é uma desses autores que estão constantemente nos sets, mas ela estava sempre disposta a responder perguntas.
A Associação ama Harry Potter porque Rowling criou personagens tão vívidos e um divertido mundo ficcional que incentiva as crianças a lerem. Eu entendo que muitos membros do elenco eram fãs intensos dos livros. As pessoas te dizem que os livros e os filmes as têm inspirado um amor pela leitura?
Absolutamente, e eu sou um exemplo disso. Antes de eu ser escolhido pro elenco do primeiro filme Harry Potter, eu não lia muito. Mas eu cresci aprendendo a amar a leitura por causa do filme e agora eu sou um leitor voraz, embora um pouco lento. Qualquer coisa que faça as crianças lerem é fantástico.
Você encontra outras pessoas que dizem que os livros e os filmes são manuais de instrução para o paganismo e a bruxaria? Como você responde a eles?
Eu já encontrei ocasionalmente. “Paganismo” é uma daquelas palavras que é dita por aí e pode ter uma conotação terrível e eu detesto a palavra “bruxaria”. Digo-lhes que a bruxaria não é real e que eu não entendo porque eles estão reclamando. Harry Potter é sobre lealdade, amizade, obrigações e lutar pelo que é certo. Eu acredito nas pessoas e no espírito humano.
O papel de Harry Potter ofereceu a você um vasto leque de desafios quanto a atuação – drama, comédia, ação e até mesmo um pouco de
romance. Qual tipo de papel você vê como seu melhor neste momento?
Eu realmente não gosto de pensar em termos de gênero. Se um filme tem um bom roteiro, um bom diretor e um bom papel, então eu consideraria fazê-lo. Existem poucos filmes bons que se enquadram em apenas um único gênero.